Os dez principais acontecimentos dos anos 90
Os 10 principais acontecimentos da década de 90
4º) Criação do Real (1994)
O Plano Real, criado durante o governo de Itamar Franco, foi um plano de estabilização econômica que resultou no controle da inflação. O então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, ganhou projeção ao ser conclamado “pai” do Real, sendo eleito no mesmo ano presidente da República. Simultaneamente houve uma contenção de gastos e aumento das taxas de juros por parte do governo.
6º) A misteriosa morte de PC Farias (1996)
Quem matou PC Farias? Esta pode ser considerada a pergunta mais repetida na década. PC Farias foi tesoureiro de campanha de Fernando Collor de Mello, nas eleições presidenciais brasileiras de 1989. Foi a personalidade chave que causou o primeiro processo de Impeachment da América Latina, em 1992. O laudo – questionável – da morte concluiu que a namorada de PC, Suzana Marcolino, matou Farias e suicidou-se em seguida. Em 18 de novembro de 1999, o irmão de PC, Augusto Farias e oito ex-funcionários do empresário foram indiciados por suposto envolvimento nas mortes.
7º) Morte do índio Pataxó (1997)
Cinco jovens de classe média alta de Brasília atearam fogo no cacique pataxó Galdino, um dia depois das comemorações ao Dia do Índio. Entre os jovens, um era menor de idade. Condenados a 14 anos de prisão por homicídio qualificado, eles tiveram diversos benefícios e regalias no período de xilindró. Em 2004, conseguiram a liberdade condicional, escancarando a volatilidade do poder judiciário frente às influências políticas.
8º) Amarelada do Brasil na final da Copa 98, diante da França (1998)
Após uma convulsão do Ronaldo Fenômeno – no auge de sua carreira – os outros jogadores se abateram diante do ocorrido. O resultado em campo foi um chocolate histórico da França na final da Copa de 1998. O placar terminou em 3X0, com dois gols de Zinedine Zidani e um de Petit.
9º) Bug do milênio (1999)
Acarretou em pânico coletivo na virada do ano de 1999 para 2000. O temor deu-se à possibilidade dos computadores retrocederem ao ano de 1900, acarretando em prováveis prejuízos financeiros nos bancos, bolsas e em todo o sistema. Os mais pirados acreditavam que o mundo acabaria na virada do milênio. Bem, nada aconteceu. O ano mudou sem problema e cá estamos, vivinhos da silva!
10º) Escândalo sexual envolvendo Bill Clinton e a estagiária Mônica Lewinsky (1998)
Os humoristas se divertiram com a pulada de cerca do ex-presidente norte-americano, Bill Clinton. O caso extraconjugal com a estagiária Mônica Lewinsky, 22 anos na época, rodou o mundo e rendeu um processo de Impeachment ao presidente. Bill foi absolvido pelo Senado e perdoado por sua mulher, Hilary Clinton. Uma frase, proferida por Bill, entrou para a história: “Eu não tive relações sexuais com esta mulher, a senhorita Lewinsky”.
2º) Princesa Diana (1997)
O misterioso acidente automobilístico no túnel da Ponte de l´Alma, em Paris, na madrugada do dia 31 de agosto de 1997 vitimou a princesa Diana, seu namorado Dodi Al-Fayed e o motorista da Mercedes-Benz S280, Henri Paul.
7º) Madre Teresa de Calcutá (1997)
Considerada a missionária do século XX, concretizou o projeto de apoiar e recuperar os desprotegidos na Índia. Através da sua congregação “Missionárias da Caridade”, partiu em direção à conquista de um mundo que acabou rendido ao seu apelo de ajudar “o mais pobre dos pobres”.
8º) Daniella Perez (1992)Filha da novelista Glória Perez, a atriz foi assassinada aos 22 anos pelo colega de trabalho na novela “De Corpo e Alma”, Guilherme de Pádua e sua mulher Paula Nogueira Thomaz. A indignação popular que se seguiu a esse episódio resultou na alteração da Lei dos Crimes Hediondos, graças aos esforços de sua mãe Glória Perez, que encabeçou uma campanha de assinaturas e conseguiu fazer passar a primeira iniciativa popular de projeto de lei a se tornar efetiva na história do Brasil.
9º) Tim Maia (1998)
O cantor teve uma vida conturbada com os vícios, desde o álcool até a maconha e cocaína. No final de sua vida sofreu com problemas relacionados à obesidade, diabetes e problemas respiratórios. Tim Maia tinha a fama de ser instável no humor, chegando a faltar nos shows ou de se apresentar sem condições de saúde.
10º) Frank Sinatra (1998)
O cantor e ator norte-americano Frank Albert Sinatra fez história nos palcos e no cinema. Possui duas estrelas na Calçada da Fama pela dupla carreira. Participou de mais de cinqüenta filmes. Ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Ator Coadjuvante em 1953 pelo filme “A Um Passo da Eternidade”. Faturou ainda diversos “Grammy” por diversos álbuns musicais. Morreu aos 82 anos.
fonte: http://www.vidauniversitaria.com.br/
0 comentários