Acontecimentos (1992)

By Renata - janeiro 04, 2011

- Formação da União Européia
No dia 7 de fevereiro de 1992, na cidade holandesa de Maastricht, a antiga Comunidade Econômica Européia e Comunidade Européia dão lugar á atual União Européia.



- Guerra de Bósnia-Herzegóvina.
Desde abril de 1992 os guerrilheiros sérvios promoveram uma carnificina étinica contra os croatas. O objetivo era criar zonas exclusivas para os sérvios, que passaram a ocupar 70% da Bósnia-Herzegovina. Muitos croatas e muçulmanos foram mortos ou forçados a deixar suas casas.
As consequências da guerra de três anos, foram devastadoras: 250.000 pessoas morreram, 1,8 milhões de pessoas tornaram-se refugiados e a república se tornou uma das mais pobres da antiga Iugoslávia e só sobrevivendo graças à ajuda humanitária estrangeira.


- Impeachment de Fernando Collor 
Em maio de 1992, Pedro Collor, irmão do presidente, acusa PC Farias (tesoureiro de campanha de Collor) de lavagem de dinheiro às custas da amizade de Fernando Collor. A Câmara dos Deputados instala uma CPI para apurar as denúncias.
Milhares de estudantes usam preto e fazem passeatas em dez capitais exigindo o Impeachment de Collor.
A CPI conclui que o presidente sabia da corrupção e do esquema de lavagem de dinheiro de PC. Collor, condenado por crime de responsabilidade, é afastado e, em 2 de outubro, o vice Itamar Franco assume interinamente a Presidência.
No senado Collor renuncia minutos antes de ser condenado. Mesmo assim, seus direitos políticos são suspensos por oito anos.

-Jogos Olímpicos de Barcelona
Foi a primeira edição desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em que todos os Comitês Olímpicos Nacionais estiveram presentes, totalizando 169 nações que enviaram 9356 atletas.
Durante a preparação dos Jogos, Barcelona experimentou imensas mudanças em sua infra-estrutura, com construções de estradas, avenidas, modernização de bairros, reurbanização de praias e aumento da rede de telecomunicações.

- Guns N'Roses no Brasil
A turnê Use Your Illusion World Tour passou no Brasil em Dezembro de 1992 com 2 shows em São Paulo e um no Rio de Janeiro, e terminou em Julho de 1993 em Buenos Aires, Argentina. Foi o último show da banda com Slash, Duff, Sorum, Dizzy e Clarke.

  • Share:

Você também poderá gostar de:

0 comentários