Músicas (1986) - Nacionais

By Renata - agosto 11, 2010

Foi neste ano que as bandas clássicas do rock nacional como Titãs, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Ira! e Capital Inicial lançam discos que são tidos como óbras primas do rock Brasileiro.

Toda Forma de Poder - Engenheiros do Hawaii
A banda foi formada em 1984, na cidade de Porto Alegre, e alcançou grande popularidade com suas canções irônicas e críticas. O vocalista Humberto Gessinger é o único integrante original a permanecer no grupo até hoje.
"Longe Demais das Capitais" é o primeiro álbum de estúdio, lançado em 1986 pela gravadora RCA
Puxado pelos sucessos "Toda Forma de Poder", "Segurança"  e "Sopa de Letrinhas". O disco se destaca pela visão crítica das letras que versam sobre insegurança, falta de perspectiva e existencialismo, com toques políticos.


London Londo - RPM
Gravado no Pavilhão de Exposições do Complexo do Anhembi, em São Paulo,o repertório de "Rádio Pirata Ao Vivo" é o segundo álbum da banda de rock brasileira RPM, lançado em 1986. É um dos discos mais vendidos da história da indústria fonográfica do Brasil, com 2,5 milhões de cópias.


Eduardo e Mônica - Legião Urbana
"Dois" é o segundo álbum da banda, lançado em julho de 1986. As faixas: "Daniel na Cova dos Leões", "Quase Sem Querer", "Acrilic on Canvas", "Eduardo e Mônica", "Central do Brasil", "Tempo Perdido", "Metrópole", "Plantas Embaixo do Aquário", "Música Urbana 2", "Andrea Doria", "Fábrica", "Índios".


Índios - Legião Urbana


Tempo Perdido - Legião Urbana


Timidez - Biquini Cavadão
"Cidades em Torrente" é o nome do primeiro LP da banda, lançado em 1986. Trazia como faixas as músicas: "Múmias", "Hotel", "A grade surda", "Domingo", "O drama", "Cadela pornográfica", "Reco", "Timidez", "Tédio", "Teu barato", "Caso", "O drama II", "Inseguro de vida".


Múmias - Biquini Cavadão


Alagados - Os Paralamas do Sucesso
"Selvagem" é o terceiro álbum da banda. O álbum misturava novas influências, principalmente da MPB. Com sucessos como "Alagados", "A Novidade", "Melô do Marinheiro" e "Você" (de Tim Maia), o álbum vendeu 700.000 cópias e credenciou os Paralamas a tocar no cultuado Festival de Montreux, em 1987.


Homem primata - Titãs
"Cabeça Dinossauro" é o terceiro álbum da banda, lançado em junho de 1986. Nas letras, vários pilares da sociedade foram discutidos acidamente, a começar pelo título das músicas: Polícia, Igreja, Estado Violência. Há também críticas sobre o estado capitalista em "Homem primata" e os tributos abusivos pagos pela população em "Dívidas".


Fátima - Capital Inicial
Surgiu no ano de 1982, depois que o grupo Aborto Elétrico encerrou as atividades, dando início também à banda Legião Urbana. "Capital Inicial" é o primeiro álbum de estúdio da banda, lançado em 1986. O álbum trazia músicas como "Música Urbana", "Psicopata", "Fátima", "Veraneio Vascaína" (censurada pela Polícia Federal), "Leve Desespero" entre outras, e levou o "Capital Inicial" ao seu primeiro disco de ouro.


Envelheço na cidade - Ira!
Surgiu a partir da banda "Subúrbio", que agregou o guitarrista Edgard Scandurra (ex-Ultraje a Rigor) e o vocalista Nasi. Depois de algumas mudanças de formação, a banda se estabilizaria ao redor dos dois e do baixista Ricardo Gaspa e o baterista André Jung. O grupo lança seu primeiro disco, "Mudança de Comportamento", em 1985, mas o sucesso só viria em 1986, com o álbum "Vivendo e Não Aprendendo", com hits como "Dias de Luta", "Envelheço na Cidade" e "Flores em Você".


Só Pro Meu Prazer - Heróis da Resistência
"Heróis da Resistência" foi formada por Leoni (voz e baixo), Jorge Shy (guitarra), Lulu Martin (teclados), Alfredo Dias Gomes (bateria) no Rio de Janeiro, em 1986. Após sair do conjunto "Kid Abelha", Leoni fundou o grupo, com o qual lançou três LPs, todos pela WEA. O grupo encerrou as atividades em 1993, quando Leoni partiu para carreira solo. "Heróis da Resistência" é o primeiro álbum de estúdio da banda, lançado em 1986 pela Warner Music.


Transas - Ritchie
Em 1986, a música "Transas", de Nico Resende e de Paulinho Lima, tecladista e empresário de Ritchie, respectivamente, tornou-se tema da novela Roda de fogo, da TV Globo. O compacto foi premiado com o Troféu Villa Lobos, por ter sido o mais vendido do ano.


Decadence Avec Elegance - Lobão e Os Ronaldos
O "Rock Errou" é o segundo álbum solo do músico Lobão, sendo lançado em 1986. Traz as faixas: "O Rock Errou", "A Voz da Razão", "Baby Lonest", "Spray Jet", "Moonlight Paránoia", "Revanche", "Noite e Dia", "Canos Silenciosos", "Glória (Junkie Bacana)", "Click".


Só o Fim - Camisa de Venus
Foi criada em Salvador quando Marcelo Nova (vocal), Robério Santana (Baixo), Karl Franz Hummel (guitarra base), Gustavo Mullen (Guitarra solo) e Aldo Machado (Bateria) se reuniram em 1980. A primeira apresentação foi em maio de 1982, em Salvador, e o lançamento do primeiro compacto, "Meu Primo Zé e Controle total", aconteceu no mesmo ano. O primeiro álbum, "Camisa de Vênus", foi lançado em 1983 pela Som Livre quando mudaram-se para São Paulo.
"Viva - Ao Vivo" foi lançado em 1986. Este album encerra o contrato que a banda tinha com a gravadora RGE, e é considerado um marco do rock nacional. Faixas: "Eu Não Matei Joana D'arc", "Hoje", "My Way", "Bete Morreu", "Silvia", "Metástase", "O Adventista", "Solução Final", "Homem Forte", "Rotina".



Garotos - Kid Abelha 
Do álbum "Educação Sentimental" de 1985.



Tudo Bem - Lulu Santos 
Em 1986 é lançado o quinto álbum "Lulu" com as músicas: "Condição", "Minha Vida",  "Pé Atrás", "Um Pro Outro", "Twist", "Duplo Sentido", "Telegrama", "Demon", "Ro-que-se-da-ne".


Totalmente Demais - Hanoi-Hanoi 
Criado por Arnaldo Brandão a partir de uma parceria com o poeta Tavinho Paes e o baterista Pena, o "Hanói-Hanói" gravou seu primeiro LP em 1986, contendo os sucessos "Totalmente Demais" (posteriormente regravado por Caetano Veloso) e "Blablabla Eu Te Amo" (mais conhecido pela interpretação de Lobão).



Pra Começar - Marina
Do álbum "Todas ao Vivo", de 1986.



Espanhola - Flavio Venturini

  • Share:

Você também poderá gostar de:

0 comentários