Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Músicas (1985) - nacionais

Será - Legião Urbana
O primeiro álbum "Legião Urbana", lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto". "Geração Coca-Cola" é outra música famosa deste álbum.


Ainda é Cedo - Legião Urbana


Louras Geladas - RPM
"Revoluções por Minuto" surgiu em 1985. Foi um dos grupos mais bem sucedidos da história da música brasileira. Conseguiram bater todos os recordes de vendagens da industria fonográfica brasileira, vendendo mais de 3 mlhões de discos.
O misto de paixão platônica e pretensa declaração de amor de "Olhar 43" emplaca nas rádios e abre caminho para que outras faixas, mais politizadas e/ou conceituais, façam o mesmo.As músicas são marcadas pela forte presença da bateria eletrônica e pelo clima soturno dos arranjos de Luiz Schiavon. O sucesso do álbum é tanto que o RPM emplaca rapidamente uma seqüência de hits no rádio (oito entre as onze faixas do álbum) e chega à marca de 100.000 LPs vendidos (disco de ouro). "Revoluções por Minuto" chegou a vender 300 mil cópias com as faixas: "Rádio Pirata", "Olhar 43", "A Cruz e a Espada", "Estação no Inferno", "A Fúria do Sexo Frágil Contra o Dragão da Maldade", "Louras Geladas", "Liberdade/Guerra Fria", "Sob a Luz do Sol", "Juvenília", "Pr’esse Vício", "Revoluções Por Minuto".


A Cruz e a Espada - RPM


Olhar 43 - RPM


Exagerado - Cazuza
"Exagerado" é o primeiro álbum solo de Cazuza, lançado em 1985,após sua saída do Barão Vermelho. Vendeu quase 80 mil cópias.O álbum conta com o sucesso "Exagerado", "Mal Nenhum" e "Codinome Beija-Flor". 

  
Me Liga - Os Paralamas do Sucesso
Sucesso do segundo álbum da banda, "Passo do Lui".


Amante Profissional - Herva Doce
O grande momento do "Herva Doce" ocorreu em 18 de junho de 1983 quando abriram o show do Kiss no estádio do Maracanã, tendo se apresentado para um público estimado entre 140 e 200 mil pessoas (dependendo da fonte). O grupo também abriu um show do Van Halen no Maracanazinho.
Em 1985 lançou o disco "Amante Profissional".
 

Tudo Pode Mudar - Metrô
Em 1985, lançaram o LP "Olhar" obtendo enorme sucesso nas paradas brasileiras através de várias canções de seu LP de estreia com as faixas: "Olhar", "Cenas Obscenas" , "Johnny Love", "Sândalo de Dândi", "Melodix", "Beat Acelerado", "Tudo Pode Mudar", "Hawaii-Bombay", "Solução", "Stabilo", "Que Loucura!" ,"Ti Ti Ti".O grupo também participou da trilha sonora do filme brasileiro "Rock Estrela", dirigido por Lael Rodrigues e "Areias Escaldantes" de Francisco de Paula.


Dona - Roupa Nova
"Dona" é uma composição da dupla Sá e Guarabira, porém, a versão mais conhecida da canção foi gravada pelo grupo carioca "Roupa Nova" em seu disco "Roupa Nova" de 1985. No mesmo ano a música entrou na trilha sonora da novela "Roque Santeiro" e logo se tornou um grande sucesso.


Vitoriosa - Ivan Lins


O Pobre - Léo Jaime
Lançou "Todo Amor" em 1985, uma obra de intérprete e "Ïnterlúdio". Faixas: "O Pobre", "A Fórmula Do Amor", "A Vida Não Presta", "As Setes Vampiras", "S", "O Regime", "Amor Colegial", "Solange", "O Crime Compensa", "Abaixo A Depressão".


Caetano Veloso e Ritchie - Shy Moon 
Em 1984 o véio "Velô", acompanhado pelos músicos da "Banda Nova", com as participação especial de Richie grava "Shy Moon".


Cheia de Charme - Guilherme Arantes
Em 1985 Guilherme Arantes lança o álbum "Despertar", com as seguintes faixas: "Fã Nº 1", "Você Faz a Moda", "Férias de Verão", "Brincar De Viver", "Olhos Vermelhos", "Estrela Sensual", "Gaivotas",  "Pérolas De Néon", "Despertar do Amor".


Tédio - Biquini Cavadão
Em 1983, Bruno, Álvaro e Miguel, colegas de terceiro ano do Colégio São Vicente de Paulo, decidiram tocar, junto com mais alguns amigos, num sarau. Com o sucesso de sua apresentação, eles decidiram fazer daquela ousadia um hábito. Após muitas formações, receberam do amigo Herbert Vianna a sugestão do nome "Biquini Cavadão". Bruno passou apenas a cantar, Miguel assumiu totalmente o teclado e Alvaro foi novamente chamado para o grupo, desta vez tocando bateria, ao invés de violão."Tédio", gravado em 1985 foi o primeiro compacto da banda. 
O Biquini foi a primeira banda de rock a entrar na Polygram.


A Fórmula do Amor - Kid Abelha e Léo Jaime
O Segundo álbum da banda, "Educação Sentimental", de 1985, foi o último álbum com a participação de Leoni, o então principal compositor do grupo. Traz as canções: "Lágrimas e Chuva", "Educação Sentimental II", "Conspiração Internacional", "Os Outros", "Amor Por Retribuição", "Educação Sentimental", "Garotos", "Um Dia Em Cem", "Uniformes", "A Fórmula do Amor". Este álbum foi disco de platina e vendeu 400 mil cópias.


Serão Extra (Eu Fui Dar Mamãe) - Dr. Silvana e Cia.
O "Dr. Silvana & Cia." foi formado em 1984 por Ricardo Zimetbaum, Cícero Pestana, Jorge Soledade e Edu, no Rio de Janeiro. Ficou conhecido nacionalmente pelas letras bem-humoradas e de duplo sentido.


Kiko Zambianchi - Primeiros Erros
Lançou no final de 1984 o single de "Rolam as Pedras" que estourou nas rádios paulistas e posteriormente em todo o Brasil. Em 1985 lança  pela EMI o LP "Choque" que emplacou três sucessos: a faixa-título, "Rolam as Pedras" e "Primeiros Erros". 


Corações Psicodélicos - Lobão e Os Ronaldos
Sucesso do álbum "Ronaldo Foi pra Guerra", de 1984.
Esse é o primeiro e único álbum que Lobão lançou com uma banda.


Nós Vamos Invadir Sua Praia - Ultrage a Rigor
Em 1985 lança o disco "Nós Vamos Invadir Sua Praia", clássico absoluto do Rock Nacional brasileiro. Com as faixas: "Nós Vamos Invadir Sua Praia", "Rebelde Sem Causa", "Mim Quer Tocar", "Zoraide", "Ciúme", "Inútil", "Marylou", "Jesse Go", "Eu Me Amo", "Se Você Sabia", "Independente Futebol Clube", "Inútil", "Mim Quer Tocar", "Hino Dos Cafajestes", "Marylou".


Até Quando Esperar - Plebe Rude
O "Concreto Já Rachou" foi o primeiro álbum gravado pela banda brasileira de punk rock Plebe Rude.O estilo da banda, repleto de críticas sociais e políticas, reflete toda a cultura punk da época, porém com uma preocupação maior nas composições e elaboração dos arranjos e melodias. Por estes fatores, é considerado uma mistura do punk rock com a influência post punk inglesa e sua invasão oitentista do new wave.


João Penca e Seus Miquinhos Amestrados - Lágrimas de Crocodilo
"Okay, Mu Gay" é o segundo álbum de lançado em 1985.


Marina - Nada por mim
Do álbum "Todas", lançado em 1985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário