Músicas (1983) - nacionais

By Renata - julho 05, 2010

Neste ano formaram-se novas bandas: Capital Inicial, Sepultura, Paralamas do Sucesso, Titãs, Kid Abelha...
Em alguns casos, suas músicas se tornariam verdadeiros hinos...

Rita Lee - Me desculpe o auê
Do álbum "Bombom" lançado em 1983. Neste ano foi aclamada a Rainha do Rock com a maior turnê realizada por um artista no país, onde o público chegou a meio milhão de pessoas.


Barão Vermelho – Todo amor que houver nesta vida
Barão Vermelho foi fundada em 1981 na cidade do Rio de Janeiro. Juntamente com Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e os Titãs é considerada uma das quatro bandas brasileiras mais influentes da década de 80. Em 1982 gravou o LP "Barão Vermelho", com as faixas: "Posando de Star", "Down em Mim", "Conto de Fadas", "Billy Negão", "Certo Dia na Cidade", "Rock'n Geral", "Ponto Fraco", "Por Aí", "Todo Amor Que Houver Nesta Vida", "Bilhetinho Azul".


Gulherme Arantes – Cheia de Charme
Em 1982 lança o disco "Guilheme Arantes" com as faixas: "Lance Legal", "Sol do Meio-dia", "20 000 Léguas Em 80 Dias", "O Melhor Vai Começar", "Hortelâ", "Todo Mês De Maio Na Maior", "Clarins e Clarões", "Vai Ser Bom Te Lembrar", "Luz Verde", "O Amor Nascer".
No mesmo ano lança um compacto com:  "O melhor vai começar" e "Sol do Meio Dia".


Paralamas do Sucesso – Vital e sua moto
Apesar dos Paralamas serem considerados parte da "Turma de Brasília", por terem vivido e criado amizade com as bandas locais, é uma banda formada no Rio. Em 1977, Herbert foi para o Rio fazer o colégio militar, e reencontrou Bi, que foi fazer o 3º ano. Os dois resolveram formar uma banda, Herbert com sua guitarra Gibson e Bi um baixo comprado em uma viagem à Inglaterra. Aos dois depois se juntaria o baterista Vital. O grupo se separou em 1979 para fazerem o vestibular, e em 1981 se reuniram.
Em 1982, Vital faltou a uma apresentação na Universidade Rural do Rio e foi substituído por João Barone, que assumiu de vez o lugar na banda. Escreveram, tendo como "protagonista" seu ex-baterista, "Vital e sua Moto", e mandaram uma fita com essa e mais 3 músicas para Rádio Fluminense. "Vital" foi muito tocada durante o verão de 83, e os Paralamas tiveram a primeira grande apresentação, ao abrir para Lulu Santos no Circo Voador.


Richie – Menina Veneno
Inglês radicado no Brasil, em 1983 lança seu primeiro LP "Voo de Coração" que vende mais de um milhão de cópias, capitaneado pelo imenso sucesso de seu hit "Menina Veneno".


Vinícios Cantuária – Só você
Nasceu em Manaus, mudando-se para o Rio de Janeiro aos 6 anos de idade, com a família.
O primeiro disco solo vem em 1983, "Vinícius Cantuária", com destaque para sucesso com "Só Você".


Lulu Santos – Como Uma Onda
O "Ritmo do Momento" é o segundo álbum do cantor carioca. Lançado em 1983 em sua segunda parceria com Liminha trazia as faixas: "Adivinha o Quê", "Um Certo Alguém", "Você Teima", "Como Uma Onda no Mar", "Esse Brilho em Teu Olhar", "Chicana", "Seu Mal", "Moon da Lua", "Metal Leve", "Tudo", "Tudo Mais", "O Ritmo Momento".


Lulu Santos – Um certo alguém


Milton Nascimento – Coração de estudante
"Ao Vivo" foi gravado ao vivo em São Paulo, nos dias 1, 2, 3 de novembro de 1983, pela gravadora Barclay, lançado no dia 21 de dezembro de 1983.
A interpretação de "Coração de Estudante" (Wagner Tiso) tornou-se o hino das Diretas Já (movimento sócio-político de reivindicação por eleições diretas, 1984) e dos funerais de Tancredo Neves (1985).


Roupa Nova – Anjo
"Roupa Nova", de 1983é o terceiro álbum do grupo Roupa Nova. O disco mostra uma mudança na sonoridade do grupo, que começa a tocar mais as baladas românticas. Sucessos como "Anjo" e "Sensual" tomaram conta das rádios do Brasil.


Fábio Júnior – Seres Humanos
Do disco "Fabio Junior", de1982. Em 1983 gravou seu primeiro especial para a TV (Nunca Deixe de Sonhar) e passou a se dedicar somente à carreira de cantor, cuja tradição em baladas românticas já haviam lhe dado o epíteto de sucessor de Roberto Carlos. O casamento com a atriz Glória Pires (garantindo o papel de "casal perfeito", que os levou a representar Romeu e Julieta em um especial de televisão) também garantiu os holofotes necessários ao cantor.


Tim Maia - Me dê Motivo
Nasceu em 1942, no Rio de Janeiro.  Em 1957, integrou o grupo "The Sputniks", onde cantou junto a Roberto Carlos. Em 1959, emigrou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas.
Em 1970, gravou seu primeiro LP "Tim Maia", que rapidamente tornou-se um sucesso país afora com músicas como "Azul da cor do mar" e "Primavera". Nos três anos seguintes, lançou os discos Tim Maia (volume 2, 3 e 4), fazendo sucesso com "Não Quero Dinheiro" e "Gostava tanto de você". De 1975 a 1977, aderiu à doutrina Cultura Racional, lançando, neste período, "Que Beleza" e "Rodésia". Pela decadência de suas músicas "racionais", desiludiu-se com a doutrina e voltou ao seu estilo de música, lançando em 1983 o disco "Descobridor dos Sete Mares", que fez sucessos com as músicas "Descobridor dos Sete Mares" e "Me Dê Motivo".

  • Share:

Você também poderá gostar de:

1 comentários

  1. Tudo o que eu queria, era as dez melhores músicas nacionais de de 1983, só isso!!!

    ResponderExcluir