Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Bebidas para Adultos nos anos 80

Como em todas as décadas, as festas possuiam uma imensa quantidade de opções de drinks e bebidas. Vamos lembrar um pouco dos drinks que fizeram a cabeça da galera nos anos 80:

- Meia-de-seda: 
Este drink era um dos favoritos das pitchoulinhas da época, é caracterizado por um paladar suave e doce ao mesmo tempo, os ingredientes são bem simples e podemos dizer que nos bares e danceterias era um dos drinks mais pedidos:

Ingredientes:

- 01 lata de leite condensado
- A mesma medida de rum
- A mesma medida de licor de cacau
- 02 colheres de amendoim sem casca
- Gelo a gosto


- Cuba Libre:
Este drink também muito consumido no anos 80, é conhecido e ‘querido’ até os dias de hoje, porém seu público é mais masculino, pois para as pitchoulas seu gosto é um pouco amargo devido ao Rum, o que contrabalança um pouco é a Coca-Cola Ou Pepsi, que dependendo da quantidade suaviza um pouco seu gosto encorpado.

Ingredientes:

- 1 limão;
- 2 doses de rum leve;
- Coca-cola ou Pepsi Cola;




- Bombeirinho:
O Bombeirinho talvez seja o drink dos 80 que alcançou maior popularidade, pois era apreciado em todos os salões e praticamente todos consumiam, entre burgueses e escovinhas não havia diferença na hora de saborear um delicioso bombeirinho, as pitchoulinhas também gostavam bastante pois pela groselha como ingrediente o sabor fica meio adocicado.

Ingredientes:

- 1 dose de cachaça branca (pode ser vodka ou run)
- 1 dose de groselha
- gelo picado em pedaços grandes a gosto

Passo a Passo:

- Coloque o gelo em um copo
- Acrescente a groselha
- Acrescente a cachaça
- Misture



- Hi-Fi:
O Hi-Fi quando surgiu pôde ser considerado o ‘Rei das pistas’, por trazer um ar inovador em sua composição e também pelo nome, quando surgiu por aqui foi uma sensação, todos queriam provar o ‘Hi-Fi’ e sentir um pouco das tendências modernas e ‘estrangeiras’ que este drink representava.

Ingredientes:

1/2 dose de vodka
1 dose de refrigerante de laranja

Modo de Preparo

Misture a vodka e o refrigerante de laranja.
Junte cubos de gelo.




- Marguerita:
Marguerita é o drink que consolidou a tequila por aqui, drink forte, encorpado, não era muito comum nos salões dos anos 80, por ser uma bebida mais forte e adulta, era mais comum em festa de ‘gente grande’ e a molecada não tinha muito acesso, até porque ficou mais conhecida com o tempo, não teve um ‘boom’ de estréia.

Ingredientes:

- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 pires com 2 colheres de sal
- 1 copo de gelo picado
- 1 copo suco de limão
- 3 lances de curaçao
1 dose tequila

Modo de preparo:

Molhar a borda da taça com suco de limão, passar no sal. Colocar suco de limão na coqueteleira e todos os outros ingredientes e o gelo picado bater bem e colocar na taça.


- Rabo de Galo: 
O Rabo de Galo é um drink que precede os anos 80, bebida de ‘macho’ mesmo, pois o gosto é forte, feito para derrubar o ‘mano’ que se atrever a encarar algumas doses dessa poderosa bebida, dificilmente encontramos alguma pitchoulinha saboreando um ‘rabo de galo’ nos salões, inclusive é uma bebida não muito vista em salões, mas comum em bares.

Ingredientes:

- 1 dose de cachaça
- 1 dose de vermouth

Modo de preparo:

Misture a cachaça e o vermouth, e mande brasa, aprecie com moderação pois a bebida é forte!




- Saint Remy: 
O Saint Remy é uma marca e não propriamente um drink, mas de tão leve e saboroso podia ser apreciado puro ou com uma cereja na taça, as pitchoulas adoravam, pois a bebida é cfaracterizada por um sabor suave e adocicado, como bebida destilada de mação possui essa característica.



- Sangria: 
A Sangria é outro drink que também precede os anos 80, mas como todo bom drink, o mesmo permaneceu durant a década, fazendo a alegria dos apreciadores em festas de todos os ‘naipes’, desde as festinhas de garagem até alguns salões que ofereciam a bebida

Ingredientes:

- 1 garrafa de vinho tinto seco,
- Suco de limão,
- 1 colher de sopa de açúcar,
- 2 colheres de sopa de triple-sec,
- 4 colheres de sopa de brandy ou rum (opcional),
- 1 garrafa de água mineral com gás,
- Frutas cortadas em quadradinhos ou pedaços, (maçãs, laranja, pêssegos e abacaxi),
- Casca da laranja,

Preparo:

- Macere as frutas com o vinho.
- Acrescente o brandy, triple-sec, água mineral com gás, açúcar e limão.
                                                      - Coloque esta preparação numa jarra e mantenha fria.
                                                      - Sirva em copos altos.
                                                      - Se desejar corte a casca da laranja em formato de espiral e utilize para decorar.


- Gim Soda: 
O Gin Soda é caracterizado como uma bebida mais leve e ‘tropical’, talvez pelo suco de limão/soda que acompanha a composição do drink, consumido tanto por ‘minos e minas’ nos anos 80, este drink ainda é encontrado em certas casas onde as opções de drinks são amplas.

Ingredientes:

- Gin e Soda Limonada


- Martini: 
O Martini é uma bebida bastante versártil um vermouth, podendo ser consumida pura ou misturada com outras bebidas formando um drink mais sofisticado, como dizia o slogan do Martini nos anos 80, quem descobriu Martini descobriu o prazer, Martini Bianco!

Ingredientes para Dry Martini:

- 1 medida de vermouth seco
- 9 medidas de dry gim
- Gelo
- Azeitona

Modo de Preparo

Coloque o gim sobre as pedras de gelo, mexendo para gelar a bebida. Retire o gelo da taça e pingue o vermouth seco, girando a taça para que percorra suas paredes. Coloque uma azeitona espetada num palito.

- Keep Cooler: 
A Keep Cooler é uma bebida 100% nacional, lançada nos anos 80 (precisamente em 1986), foi um estouro! Alcançou o status de bebida preferida das pitchoulinhas nos salões dos anos 80! Por conter baixo teor alcoólico (conhecido como refresco de vinho) pode ser considerado o avô das bebidas ‘Ice’ com vodka; porém em seu preparo ao invés de vodka era usado o vinho branco de mesa misturado com suco de uva branco integral e suco de morango. Era a sensação das baladas, foi vendido até nas domingueiras (matinês de domingo) de algumas casas. O sucesso das bebidas ‘Cooler’ dos anos 80 é comparado ao das bebidas ‘Ice’ de hoje em dia.

Fonte: http://www.autobahn.com.br

3 comentários:

  1. faltou o gim tonica, alexander, caju amigo, e clássico wishk com club soda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e tambem o Kir em duas versoes o regular e o ROYAL com champagne

      Excluir