Acontecimentos (1983)

By Renata - julho 07, 2010

- Nelson Piquet -  ganha seu segundo campeonato de Fórmula 1.


- Geração de Vôlei
A geração de Vôlei dos anos 80 – mais conhecida como “Geração de Prata” – foi a primeira “grande” geração que o país possuiu nessa modalidade, servindo de escola para a geração de ouro que o Brasil veio a ter depois, e que perdura até hoje.


Antes, o Brasil esbarrava na alta estatura dos adversários europeus e norte-americanos nas competições internacionais. Porém, eis que surge Bernard e dá o famoso “jeitinho brasileiro”, adaptando para as quadras um saque que inventou jogando vôlei nas praias: o saque “jornada nas estrelas”.

O saque atingia cerca de 25 metros de altura, e retornava numa velocidade de aproximadamente 70 km por hora, dificultando a recepção dos adversários – o que atrapalhava toda a seqüência da jogada – ou muitas vezes até sendo convertido em ponto, pois a luz (do sol em se tratando da praia, e dos holofotes em ginásios) inibia bastante a visão dos adversários.

Este saque era uma verdadeira atração. Todos torciam para chegar a vez do jogador Bernard sacar.
Entre os eventos promocionais, uma partida entre Brasil e URSS, então a melhor seleção do mundo, no Maracanã, pode ser considerada um evento histórico no voleibol nacional

  • Share:

Você também poderá gostar de:

0 comentários