Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Musicas (1982) - Nacionais

Blitz - Você não soube me amar
O septeto foi formado no Rio de Janeiro em 1980. "As Aventuras da BLITZ", de 1982, foi o álbum de estréia com os sucessos "Mais Uma de Amor (Geme Geme)" e "Você Não Soube Me Amar". Com um rock leve, músicas bem humoradas e performance teatral, consolidou-se como um fenômeno de massa.


Bliz - Mais uma de amor


Eduardo Dusek - Barrados no Baile
Suas composições buscavam aliar sátira e bom humor. Em 1980, participou do festival MPB Shell da Rede Globo cantando apenas de cueca a debochada canção "Nostradamus", que não se classificou mas ficou conhecida pelo público. O estouro sucesso viria em 1982, no LP "Cantando no Banheiro!", com "Barrados no Baile" (com Luís Carlos Góis), "Cabelos Negros" (Com Luiz Antonio de Cássio) e "Rock da Cachorra" (Léo Jaime).


Lulu Santos - Tempos Modernos
Filho de pai militar, começou a tocar aos doze anos de idade. Foge de casa antes de completar o colegial, percorrendo o Brasil com hippies. Aos dezenove anos tocava no grupo Veludo Elétrico com Fernando Gama e Paul de Castro. Um ano depois, Lulu formou a banda Vímana, da qual saiu por não concordar com os rumos que a banda acabou seguindo. Após trabalhar como músico freelancer, Lulu Santos resolveu seguir carreira solo. Em 1982 grava "Tempos Modernos" com os sucessos "Tempos Modernos", "Tudo com você", "De repente Califórnia", "Scarlet Moon", "Tesouros da juventude".


Guilherme Arantes - Lance Legal


Radio Taxi - Coisas de Casal
Ogrupo surgiu no ano de 1981. Na época, o filme “Menino do Rio” era lançado nos cinemas do País, tendo a música “Garota Dourada”, uma parceria de Wander Taffo, Lee Marcucci e Nelson Motta - como tema principal. A música, que logo estourou nas rádios, foi o primeiro sucesso do Rádio Táxi. Em 1982 emplacou mais um sucesso: "Coisas de Casal".


Biafra - Leão Ferido
Em 1970, enquanto o Brasil ainda comemorava o tricampeonato mundial de futebol, surgia na cidade de Niterói (Rio de Janeiro) a banda O Circo, que lançou Biafra como vocalista. Seus maiores sucessos, "Leão Ferido" (incluído no álbum Despertar - 1981).


Beto Guedes - Lumiar
Tendo a música mineira como uma de suas principais influências (ao lado do rock dos anos 1960 e dos choros que o pai seresteiro compunha), participou ativamente do Clube da Esquina, que projetou nacionalmente os compositores mineiros (de nascimento ou de coração) contemporâneos como Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e o próprio Beto Guedes. Em 1981 lançou o disco "Contos da Lua Vaga" com os sucessos "Sal da Terra" e "Tesouros da juventude".


Beto Guedes - Sal da Terra 


Dalto - Muito estranho
No início da década de 70, Dalto atua como vocalista do grupo niteroiense de rock "Os Lobos", com o qual gravou o compacto Fanny pela gravadora "Top Tape". Após esse breve início de carreira, sai do grupo para estudar Medicina, formando-se médico. Em 1982, já como intérprete, obteria o seu maior sucesso de sua carreira: "Muito estranho" — cuida bem de mim, lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon.



Rita Lee - Cor de Rosa Choque
"Rita Lee e Roberto de Carvalho" é um álbum lançado em 1982. Contendo hits como "Flagra", "Só de Você" e "Cor de Rosa Choque".


Djavan - Açaí
"Luz" é o quinto álbum do cantor. Contém músicas que se tornaram extremamente conhecidas, como "Samurai" , "Pétala", "Açaí", "Sina", "Esfinge", "Capim" e "Luz".


Marcos Sabino - Reluz
Ficou reconhecido nacionalmente com o sucesso "Reluz", gravado em 1982, onde lhe rendeu mais de 500.000 cópias do álbum de mesmo nome.


- Sá e Guarabyra - Dona
Faixa do disco "MPB Shell".

Simone - Tô que tô
A primeira cantora a interpretar "Caminhando" depois da liberação da censura, seria também, aos trinta e dois anos, a primeira cantora a lotar sozinha um estádio, o Maracanãzinho, em 1981, com o espetáculo Amar. Superlotou também o Mineirinho e o ginásio da Pampulha;no mesmo ano lançou "Encontros e Despedidas". Em dezembro de 1982 parou a Quinta da Boa Vista onde uma multidão de 220 mil pessoas foram assisti-la na primeira transmissão ao vivo da história da 'Rede Globo' para um espetáculo de final de ano.


O ano de 1982 foi marcado por grandes recordes de público, como na temporada de nove apresentações no Ginásio do Ibirapuera, em 3 semanas seguidas, com cerca de 15 mil pessoas, por noite, dando um total aproximado de 135 mil pessoas.
(Esse show aconteceu dias 26 e 27 de março de 1982).






Nenhum comentário:

Postar um comentário